quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Clássico Eero Saarinen

  Nasceu na Finlândia no começo do século passado, e emigrou ainda menino para os Estados Unidos: o seu pai havia ganhado um prêmio de arquitetura em Chicago. E o talento corria no sangue da família, pois Eero Saarinen seguiu a mesma carreira do pai. Estudou escultura em Paris, se formou em arquitetura e trabalhou com Charles e Ray Eames - e, juntos, desenvolveram móveis premiados, que foram vanguardistas na época do lançamento e que hoje são clássicos do design. 







   Sua principal peça de design e a mesa que aparece em todas as fotos acima. Linda, simples e marcante. O objetivo era não atrapalhar os pés, porque cá entre nós, 4 pés de mesa atrapalham os pés. Óbvio que ninguém morre disso, mas Saarinen buscou uma solução. E taí.
O simples nem sempre é fácil. Aliás, o simples é diferente do fácil. É muito difícil ser simples! 


Outra peça muito marcante de Saarinen e essa cadeira que parece uma tulipa a qual possui o nome de  Duh,  Tulipa. Mas o Saarinen não fez só móveis. Ele também foi arquiteto, uma de suas obras é  o símbolo da cidade de Saint-Louis, nos Estados Unidos: o Arco de Saint Louis. E é o terminal TWA do aeroporto JFK, em Nova Iorque, também tem sua assinatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário